top of page
  • Writer's pictureCRM Motorsport

Pedro Alves e Alexandre Areia são os novos Campeões do Kia Picanto GT Cup!

  • Exibindo-se ao mais alto nível nas duas sessões de qualificação, Pedro Alves e Alexandre Areia asseguraram o primeiro lugar da grelha de partida para as duas corridas

  • Embora com desfechos distintos, resultados de hoje garantem aos dois pilotos o título das categorias Júnior e Pro

  • Registando mais um triunfo, o Júnior José Bastos saltou para o 2º lugar do ‘seu’ campeonato, enquanto Pedro Alves suplantou Manuel Gião na luta pelo triunfo da Pro

  • Corrida 2 decorre este Sábado, às 13h20, assumindo-se como uma celebração da temporada


Portimão, 25 de Outubro de 2019 – O primeiro dia Kia Picanto GT Cup no Autódromo Internacional do Algarve ficou marcado por inúmeras batalhas que voltaram a demonstrar a qualidade da competição monomarca promovida pela Kia Portugal e a CRM Motorsport.


Mas também a necessidade de refrear os ânimos a uma juventude que necessita naturalmente de ganhar ‘calo’ em situação de corrida e desse modo evitar toques com outros concorrentes que comprometem as suas corridas.Houve novos protagonistas na figura de David Matos Chaves e alguns regressos saudosos ao pódio por intermédio de João Aguiar-Branco. E igualmente (ainda) mais garantias quanto ao talento de José Bastos, a classe de Pedro Alves e a rapidez de Alexandre Areia.


Apesar de terem vivido emoções contrastantes (Pedro Alves triunfou na Pro sobre o piloto Univex Manuel Gião, ao passo que Alexandre Areia viu a sua corrida ser comprometida pela confusão originada logo na primeira curva com o despiste de Orlando Batina, terminando no 8º lugar da Júnior), os dois pilotos podem deitar-se esta noite com uma certeza: serem, por mérito próprio, os novos campeões da segunda temporada do Troféu monomarca mais picante do automobilismo nacional, o Kia Picanto GT Cup!


ARRANQUE FULMINANTE Após uma manhã plena de atividade (quatro sessões de treinos livres e cronometrados), o final desta sexta-feira trouxe o que todos ambicionavam: a ação da primeira corrida. Apesar de partirem em posições privilegiadas, os agora novos campeões do Kia Picanto GT Cup tinham atrás de si a ameaça dos já referidos José Bastos e João Aguiar-Branco. Mas também do Opportunity Rúben Rocha, que assim fechava o top 5 da grelha de partida.

Manuel Gião seguia na 6ª posição (3º da Pro), mas um arranque fulminante e o posicionamento, por fora, na abordagem à curva 1, fez com que saltasse imediatamente para o segundo posto, colado ao rival Pedro Alves. Atrás, Alexandre Areia viria a ser surpreendido pela travagem falhada de Orlando Batina, com o piloto do carro #16 a ‘galgar’ um corretor e a embater no carro do piloto da Speedy Motorsport (Areia).


O voo daí catapultado acabaria ainda por impactar o pelotão, tendo sido superiormente aproveitado por David Matos Chaves. O piloto do Team Norte/MCoutinho (Matos Chaves) admitiu, no final da prova, que passou aquela que classificou como uma “corrida animada” a defender-se dos ataques aguerridos dos seus adversários, sempre com o sorriso natural de quem tinha garantido um pódio (2º lugar da Corrida 1 na categoria Júnior, 5º da geral) após 9 voltas ‘suadas’.

Do mesmo modo, outros pilotos saíram penalizados, numa lista encabeçada por Miguel Abrantes, que acabou por parar no pitlane e desistir desta contenda. GRANDES LUTAS De regresso à liderança da corrida, Manuel Gião fez de tudo para ultrapassar Pedro Alves. A diferença superior a 1 segundo chegou a ser menor do que 1 décimo de segundo, mas o vila-realense (Alves) suportou a pressão infligida para festejar o mais saboroso dos seus triunfos ao volante do Kia Picanto GT Cup. Depois de uma qualificação muito disputada, o piloto Tarkett Hugo Marcos fez o que prometeu e recuperou posições durante a corrida para amealhar o 3º lugar da geral e mais um pódio da categoria Pro depois de uma troca de posições saudável com o Opportunity Rubén Rocha (6º da geral e 4º da Pro). Este vinha motivado pelo primeiro pódio da carreira, obtido na ronda anterior, em Jerez de La Frontera.

Em 7º da geral e 3º da Júnior, João Aguiar-Branco viu a sua confiança subir com este resultado, concluindo a prova à frente de um combativo Guilherme Dal Maso, que esteve em bom plano, viu a sua garra ser elogiada pelos adversários e travou mais uma das grandes lutas da corrida contra Francisco Coutinho, que também terminou a temporada 2019 com boas sensações.


Chegando a fechar o top 10, Orlando Batina procurou minimizar os danos a bordo de um Picanto desalinhado, recebendo a bandeira de xadrez à frente da promessa Andriy Pits, que realizou a sua melhor corrida desde que se estreou no Troféu.


Os dois pilotos viriam, no entanto, a ser admoestados pelo seu comportamento em pista pelo Colégio de Comissários, tendo-lhes sido acrescentados 30s ao seu tempo final (cairam, assim, para os dois últimos lugares da categoria Júnior).Essa posição (10º classificado à geral) passou então a ser ocupada pelo divertido Sérgio Azevedo (5º da Pro), seguindo-se Francisco Marrão, que registou uma grande evolução desde os treinos livres nos tempos por volta.


Nota também muito positiva para os regressados Duarte Botelho (7º da Pro) e Tiago Madeira (6º Júnior), com o piloto SGS Car (Madeira) a admitir que redescobriu a sua confiança nesta prova.

No 14º lugar e 7ª posição entre os Juniores, Bruno Maia Santos deu mais um passo seguro no seu desenvolvimento e aprendizagem aos comandos do Kia Picanto GT Cup nº 33 preparado pela Veloso Motorsport, ao passo que João Santos (8º Pro) reconheceu que terá de mudar algumas coisas no carro apoiado pela Corvauto para a Corrida 2 de modo a subir mais alguns lugares na tabela.


A fechar a classificação, o piloto G-Tech José Supico travou durante algumas voltas um bonito combate com o estreante Paulo Gonçalves Duarte, com ambos a segurarem o 9º e 10º lugares da Pro.


A viver uma sensação agridoce, Alexandre Areia (8º Júnior) terminou no meio destes, impossibilitado de repetir a proeza obtida na qualificação e demonstrar a sua valia. Algo que, já prometeu, será o seu grande objetivo para amanhã!

No honroso último lugar de uma grelha histórica com 22 unidades do Kia Picanto GT Cup em Portimão, Luís Novaes, responsável pelo concessionário Auto Avenida, fez o que lhe competia: divertir-se numa prova repleta de emoções fortes que voltou a colocar em evidência a qualidade do plantel e as diferenças assustadoramente reduzidas entre os pilotos da categoria Júnior e Pro!


O programa desportivo desta 5.ª e derradeira ronda da temporada 2019 é retomado a partir das 13h20 deste Sábado, momento em que se realizará a segunda corrida do fim-de-semana.


Resultados Portimão, 25-26 Outubro 2019: Corrida 1

1 - #52 Pedro Alves(PRO)

2 - #5 Manuel Gião (PRO)

3 - #18 Hugo Marcos (PRO)

4 - #30 José Maria Bastos (JÚNIOR)

5 - #20 David Matos Chaves (JÚNIOR)

6 - #77 Rúben Rocha (PRO)

7 - #12 João Aguiar-Branco (JÚNIOR)

8 - #31 Guilherme Dal Maso (JÚNIOR)

9 - #10 Francisco Coutinho (JÚNIOR)

10 - #16 Orlando Batina (JÚNIOR)

11 - #37 Andriy Pits (JÚNIOR)

12 - #97 Sérgio Azevedo (PRO)

13 - #13 Francisco Marrão (PRO)

14 - #67 Duarte Botelho (PRO)

15 - #73 Tiago Madeira (JÚNIOR)

16 - #33 Bruno Maia Santos (JÚNIOR)

17 - #15 João Santos (PRO)

18 - #27 José Supico (PRO)

19 - #11 Alexandre Areia (JÚNIOR)

20 - #21 Paulo Gonçalves Duarte (PRO)

21 - #7 Luís Novaes (GUEST)

22 - #95 Miguel Abrantes


Programa Portimão Sábado, 26 de Outubro de 2019

13H20-13H40: Corrida 2

4 views0 comments
bottom of page