top of page
  • Writer's pictureCRM Motorsport

Campeões do Kia Picanto GT Cup fazem a festa em Portimão num ambiente de grande apoteose!

  • Alexandre Areia e Pedro Alves despediram-se da época 2019 da melhor forma possível, vencendo a Corrida 2 nas categorias Júnior e Pro

  • Henrique van Uden (Pro) travou uma grande batalha com Hugo Marcos (Pro) para festejar o primeiro pódio do ano, enquanto Luís Maria Lisboa (Júnior) contribuiu para o melhor fim-de-semana do Team Norte/MCoutinho no Kia Picanto GT Cup

  • 2ª temporada do Troféu monomarca mais picante do automobilismo nacional despede-se com 25 unidades vendidas e 41 pilotos (dos quais 13 realizaram a sua estreia), demonstrando a confiança na fórmula delineada pela Kia Portugal e a CRM Motorsport


Portimão, 26 de Outubro de 2019 – Foi em ambiente de festa, com mais uma grande corrida e a presença de patrocinadores, familiares e amigos, que o Kia Picanto GT Cup se despediu da temporada 2019 no Autódromo Internacional do Algarve.


A segunda corrida do programa desportivo realizado em Portimão voltou a deixar em evidência a qualidade do plantel, com os pilotos a travarem inúmeras batalhas que empolgaram os adeptos do automobilismo e que deixaram todos os que os acompanhavam com os nervos à flor da pele!


Embora a dúvida sobre quem seriam os vencedores dos dois títulos em disputa nas categorias Júnior e Pro tivesse ficado ‘arrumada’ no dia anterior, os membros do Troféu mais picante da Velocidade Nacional quiseram novamente fazer justiça ao nome do carro que conduzem na competição promovida pela Kia Portugal e a CRM Motorsport.


SUPER COMPETITIVO

Arrancando, uma vez mais, da primeira linha da grelha, o Júnior Alexandre Areia e o Pro Pedro Alves mantiveram as posições de partida após o arranque. Na sua cauda seguia o perigoso Manuel Gião, que procurava dar à Univex o quarto triunfo do ano na categoria Pro, e uma quadra de ‘endiabrados’ composta por José Bastos (Júnior), Luís Maria Lisboa (Júnior), Hugo Marcos (Pro) e Henrique van Uden (Pro), que não se largaram durante a corrida.


Mais atrás, outros grupos demonstravam a mescla perfeita que existe no Troféu, com o experiente Miguel Abrantes (Pro) a procurar ‘livrar-se’ do colega de equipa João Aguiar-Branco (Júnior) e da promessa da FPAK Andriy Pits (Júnior), enquanto Paulo Gonçalves Duarte (Pro), Simplício Taveira (Pro), o Diretor-Geral da Kia Portugal, João Seabra (Guest), e João Miguel Ascensão (Júnior) trocavam galhardetes em forma de constantes... ultrapassagens!


Satisfeito com a sua prestação, o piloto Corvauto João Santos também fez parte deste grupo, mas acabaria por perder preciosos segundos após uma travagem falhada que o conduziu, por breves instantes, à gravilha.

Apesar das lutas travadas e da constante pressão dos seus adversários, hoje era dia de coroação. E foi precisamente isso o que sucedeu aos novos campeões do Kia Picanto GT Cup!


Se Alexandre Areia (1º Júnior) realizou uma corrida de antologia a bordo da máquina preparada pela Speedy Motorsport, vencendo na categoria e à geral (inverteu o que sucedeu no dia anterior, em que um Pro venceu à geral, e reforçou a enorme competitividade do Troféu e das suas categorias), Pedro Alves (1º Pro) repetiu as sensações vividas no dia anterior, somando mais um triunfo (o 5º da temporada) no grupo dos Pro, à frente do sempre combativo Manuel Gião.

Logo atrás terminou o rapidíssimo Luís Maria Lisboa, cujo 2º lugar da Júnior, igualando o feito obtido por David Matos Chaves na Corrida 1, deu ao Team Norte/MCoutinho o melhor resultado conjunto da equipa nesta temporada.

EMOÇÃO E FAIR-PLAY Com ambos a demonstrarem fair-play em toda a linha numa das mais animadas batalhas da temporada, o sorridente — e antigo Opportunity — Henrique van Uden (3º Pro) conseguiu superar o piloto Tarkett Hugo Marcos (4º Pro), festejando o primeiro pódio do ano e recompensando o trabalho desenvolvido com a G-Tech.


José Bastos (3º Júnior), por seu turno, somou mais um pódio à temporada de estreia no Kia Picanto GT Cup, confirmando ainda o vice-campeonato na sua categoria e recompensando, assim, o excelente trabalho realizado pela BCM Sports!


Quarto classificado da Júnior e 8º da geral, o Opportunity Vasco Pereira repetiu o resultado obtido pelo colega de equipa na Corrida 1, despedindo-se com mais um desempenho sólido na sua época de estreia no automobilismo, enquanto Miguel Abrantes (5º Pro) voltou a demonstrar toda a sua resiliência na luta contra os irreverentes João Aguiar-branco (5º Júnior), que somou o melhor fim-de-semana da temporada, e Guilherme Dal Maso (6º Júnior e novamente em grande plano, confirmando a sua evolução).

No 12º posto da geral, Sérgio Azevedo (6º Pro) fez de tudo para passar o Júnior apoiado pela SGS Car Tiago Madeira (7º Júnior) em mais uma luta muito interessante da corrida e que acabaria por resultar na felicidade do piloto apoiado pela Casa da Eira (Azevedo).


Naquele que foi o seu melhor fim-de-semana no Kia Picanto GT Cup no que ao andamento diz respeito, fruto também do maior conhecimento do carro, Andriy Pits terminou no 8º lugar da Júnior depois de ter passado grande parte da corrida na luta pelo 9º lugar da geral e o 5º lugar entre os pilotos da sua categoria.


Na última corrida do ano, Simplício Taveira admitiu estar mais à vontade com o Kia Picanto GT Cup nº 67, tendo travado um fantástico combate que culminou com o 7º lugar entre os Pro, à frente de João Miguel Ascensão (9º Júnior), o estreante Paulo Gonçalves Duarte (8º Pro), que registou um fim-de-semana sempre em crescendo, e o Diretor-Geral da Kia Portugal, João Seabra.


Atrás de João Santos, concluíram esta prova Manuel Moura Teixeira (10º Pro), que não deixou de se divertir ao volante do Kia Picanto GT Cup, e os jovens Francisco Coutinho (10º Júnior) e Orlando Batina (11º Júnior).

2019: UM ANO HISTÓRICO Para João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal, a visita a Portimão num cartaz integrado com o European Le Mans Series representa uma oportunidade para celebrar o momento, reconhecer os protagonistas e perspetivar o futuro do Troféu monomarca mais picante do automobilismo nacional:


“O facto de contarmos praticamente com casa cheia, nomeadamente 22 carros e 28 pilotos à partida desta prova, é mais um sinal do enorme crescimento do Kia Picanto GT Cup e da sua afirmação enquanto competição desportiva. Mas também da qualidade e versatilidade do carro, até porque há pilotos que não estiveram presentes, como Francisco Esperto ou Nuno Caetano, porque optaram por continuar a sua aventura com o modelo no Campeonato de Portugal de Ralis”, salienta.


“Quero aproveitar esta derradeira prova de 2019 para, em nome da Kia Portugal, congratular todos os pilotos que se comprometeram com o projeto, em particular os dois novos campeões, Alexandre Areia e Pedro Alves, que realizaram uma época de estreia tremenda e são, reconhecidamente, dois justos vencedores. Mas também vincar novamente o nosso compromisso com o Kia Picanto GT Cup para os próximos anos. Tenho a certeza de que a chegada já anunciada do Kia Ceed GT Cup em 2020 e o enquadramento dos dois carros na nova Kia GT Cup irá potenciar ainda mais o investimento de todos e elevar ao máximo a diversão, em pista e fora dela!”, conclui o dirigente.

Entusiasmado com a “enorme competitividade” do Kia Picanto GT Cup, Tiago Raposo Magalhães destaca, por seu turno, a evolução das grelhas e o aumento da qualidade deste segundo ano da competição.


“Foi um ano recordista em todas as vertentes. No número de carros vendidos, com lotação esgotada; no número de equipas e no número de pilotos que participaram no Troféu, incluindo-se aqui 13 estreantes, sem esquecer a primeira prova internacional do ainda curto percurso do Kia Picanto GT Cup, em Jerez de La Frontera”, resume, antes de acrescentar:


“Penso que é notório que demos um salto de qualidade, mas este não seria possível sem os pilotos e equipas que, além de concentrarem aqui os seus investimentos, trouxeram também a sua experiência, curiosidade, motivação, conhecimento e alegria. Em nome da CRM Motorsport, quero agradecer o seu contributo para a evolução do Troféu e dizer-lhes que tudo faremos para continuar a evoluir nos próximos anos, com a certeza de que teremos Kia Picanto GT Cup pelo menos até 2022!”, concluiu.


Resultados Portimão, 25-26 Outubro 2019: Corrida 2

1 - #11 Alexandre Areia (Júnior)

2 - #52 Pedro Alves (PRO)

3 - #5 Manuel Gião (PRO)

4 - #20 Luís Maria Lisboa (JÚNIOR)

5 - #27 Henrique van Uden (PRO)

6 - #18 Hugo Marcos (PRO)

7 - #30 José Maria Bastos (JÚNIOR)

8 - #77 Vasco Pereira (JÚNIOR)

9 - #95 Miguel Abrantes (PRO)

10 - #12 João Aguiar-Branco (JÚNIOR)

11 - #31 Guilherme Dal Maso (JÚNIOR)

12 - #97 Sérgio Azevedo (PRO)

13 - #73 Tiago Madeira (JÚNIOR)

14 - #37 Andriy Pits (JÚNIOR)

15 - #67 Simplício Taveira (PRO)

16 - #33 João Miguel Ascensão (JÚNIOR)

17 - #21 Paulo Gonçalves Duarte (PRO)

18 - #7 João Seabra (GUEST)

19 - #15 João Santos (PRO)

20 - #13 Manuel Moura Teixeira (PRO)

21 - #10 Francisco Coutinho (JÚNIOR)

22 - #16 Orlando Batina (JÚNIOR)


Classificação Kia Picanto GT Cup 2019

PRO

1º Pedro Alves

2º Manuel Gião

3º Hugo Marcos


JÚNIOR

1º Alexandre Areia

2º José Bastos

3º Orlando Batina

46 views0 comments
bottom of page