• Kia GT Cup

Kia Picanto GT Cup inicia temporada 2020 com a máxima força!

Updated: Jul 30

  • Arranque da competição no Autódromo Internacional do Algarve contou com 5 vencedores distintos nas categorias Júnior e Club

  • Chegada de novos talentos acrescentou ainda mais qualidade ao pelotão

  • Apesar do excelente andamento dos Juniores, pilotos da categoria Pro continuam a fazer valer em pista a sua experiência




Portimão, 19 de Julho de 2020 – Repleto de piri-piri e com a sensação de que há margem para saborear condimentos ainda mais explosivos, sobretudo quando a terceira corrida do dia contou com 6 juniores que dominaram a classificação à geral!

É precisamente com base no talento dos pilotos que em 2020 se juntaram ao Troféu, mas igualmente na evolução dos que permaneceram pelo 3ª ano consecutivo que a Organização do Kia Picanto GT Cup considera que dificilmente poderia ter havido um melhor arranque de temporada no Autódromo Internacional do Algarve.

“O que vi ao longo deste fim-de-semana leva-me a acreditar que o futuro do automobilismo nacional está em boas mãos graças à entrada de mais um leque de jovens e talentosos pilotos no plantel do Troféu Kia Picanto GT”, destacou João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal.

“Assistimos a quatro corridas muito discutidas e a um excelente andamento dos pilotos Juniores, que forçaram os pilotos da categoria Club a darem ainda mais de si para igualarem o seu ritmo ou os levarem de vencida. Estou muito satisfeito com o fair-play e competitividade demonstradas em Portimão e creio estarem reunidas todas as condições para que esta 3ª temporada seja, novamente, um enorme sucesso”, concluiu.




CORRIDA 2

Depois do 3º lugar obtido no dia anterior, Pedro Alves voltou a subir ao pódio da categoria Club, mas desta feita para vencer na classe e à geral. O piloto vila-realense superou pelo caminho Henrique van Uden, resultado que dava corpo a um fim-de-semana que, deste modo, continuava a ser muito positivo para o Chili Team.

O mesmo sucedeu com o Júnior Luís Maria Lisboa: o piloto do Team Nuoorte alcançou o primeiro lugar na sua categoria, à frente de José Bastos (BCM Sports) e Pedro Pinto (Be Fast Motorsport), que completaram, assim, o pódio dos mais novos.

Logo atrás, seguiram-se Guilherme Dal Maso (Garagem João Gomes), 6º da geral e 4º da Júnior, Manuel Alves (Veloso Motorsport), o duo da Speedy Motorsport João Aguiar-Branco e Lourenço Monteiro, e ainda Orlando Batina (Bastos Sport).

Após os festejos do triunfo na categoria Club da Corrida 1, Gonçalo Inácio voltou a ir ao pódio no Picanto preparado pela Martinho Sport, desta feita para terminar no 3º lugar da categoria e em 11º da geral. Seguiram-se-lhe Luís Pedro e Pompeu Simões, ambos da Speedy Motorsport, Paulo Gonçalves Duarte, do Team Duarte Advogados, e finalmente Miguel Martins, outro estreante na competição.




CORRIDA 3

Arrancando, uma vez mais, da 1ª posição da grelha, tal como na primeira corrida do fim-de-semana, o rookie Pedro Pinto repetiu a alegria dada à Be Fast Motorsport para vencer novamente à geral e na sua categoria. Seguiram-se-lhe Luís Maria Lisboa, que travou um aguerrido duelo com Lourenço Monteiro, e ainda Manuel Alves, Orlando Batina e João Aguiar-Branco, num top 6 totalmente dominado por pilotos da categoria Júnior.

No 7º posto da geral, Pedro Alves foi o melhor Club, após recuperar 6 lugares face à posição de partida. Mas teve sempre a pressão do Júnior Guilherme Dal Maso, piloto que continuava a demonstrar um ritmo muito forte na que é a sua terceira temporada no plantel do Kia Picanto GT Cup.

Segundo entre os Club, Gonçalo Inácio amealhou mais um resultado importante neste regresso à Velocidade Nacional, desenvencilhando-se de José Bastos, que fechou o top 10, e ainda de José Supico. O piloto do Chili Team (Supico) despediu-se de Portimão com satisfação acrescida, já que somou neste fim-de-semana os primeiros pódios da carreira.

Cada vez mais confiante ao volante do Picanto #25, Luís Pedro subiu mais uns degraus na classificação e na sua aprendizagem, terminando a corrida no 12º lugar da geral e em 4º da categoria Club. A fechar a classificação, concluíram a prova Tiago Madeira, Pompeu Simões, Paulo Gonçalves Duarte e Manuel Moura Teixeira.

CORRIDA 4

Liderando do princípio ao fim, Pedro Alves amealhou mais um triunfo ao seu currículo no Kia Picanto GT Cup, vencendo na classe e à geral para concluir com chave de ouro esta sua participação no Autódromo Internacional do Algarve. Novamente no encalço do campeão em título, Henrique van Uden fez de tudo para inverter posições, como o demonstram os 8 décimos de segundo que separaram os dois pilotos no final da corrida.

Cumprindo o que prometeu — e que passava por amealhar pontos e experiência —, Gonçalo Inácio subiu novamente ao pódio da categoria Club, naquela que foi a quarta presença (em quatro possíveis) do fim-de-semana. Um excelente resultado, sobretudo quando repetiu à geral a posição obtida nesta derradeira corrida.

Ligeiramente mais atrás assistiu-se a uma das grandes batalhas da prova, com José Bastos a fazer de tudo para segurar atrás de si um rapidíssimo Guilherme Dal Maso. O piloto do Picanto #31 travou ainda um interessante duelo com Luís Maria Lisboa, a que se juntou, depois, o estreante Manuel Alves. O piloto do carro #68 (Alves) viria mesmo a terminar a corrida entre ambos e a celebrar, com isso, o primeiro pódio da carreira entre os Juniores.

No 8º lugar da geral, Orlando Batina pagou o preço de uma qualificação menos positiva face ao que lhe é habitual, concluindo a prova à frente de Lourenço Monteiro e Pedro Pinto. A encerrar a classificação, outro confronto pleno em motivos de interesse e protagonizado, em exclusivo, por pilotos da categoria Club. No final, a vantagem recaiu sobre Pompeu Simões ao superar Paulo Gonçalves Duarte, Miguel Martins e Manuel Moura Teixeira.

Numa altura em que era 5º da categoria, João Aguiar-Branco acabou por desistir a cinco voltas do final da prova, ao passo que Luís Pedro foi vítima de um incidente de corrida que o colocou fora da discussão logo no arranque.



João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal, e Tiago Raposo Magalhães, CEO da CRM Motorsport

A MELHOR ESCOLA

Para Tiago Raposo Magalhães, “o equilíbrio entre todos os carros e pilotos continua a demonstrar que o Kia Picanto GT Cup é a melhor escola de automobilismo em Portugal e o Troféu perfeito para alimentar a paixão pelo automobilismo.”

“A sua fiabilidade à prova de bala, aliada ao desempenho do carro, estiveram novamente em destaque ao longo deste fim-de-semana de corridas no Autódromo Internacional do Algarve”, sublinhou o CEO da CRM Motorsport.

Concluída a primeira prova do seu calendário desportivo, a comitiva do Kia Picanto GT Cup desloca-se agora a Braga, no fim-de-semana de 12 e 13 de Setembro, para a segunda jornada desta terceira temporada da competição.

Resultados Corrida 2, Portimão 1 Super Racing Weekend

1 - #52 Pedro Alves (Club)

2 - #27 José Supico (Club)

3 - #20 Luís Maria Lisboa (Júnior)

4 - #30 José Bastos (Júnior)

5 - #24 Pedro Pinto (Júnior)

6 - #31 Guilherme Dal Maso (Júnior)

7 - #68 Manuel Alves (Júnior)

8 - #12 João Aguiar-Branco (Júnior)

9 - #18 Lourenço Monteiro (Júnior)

10 - #16 Orlando Batina (Júnior)

11 - #45 Gonçalo Inácio (Club)

12 - #25 Luís Pedro (Club)

13 - #2 Pompeu Simões (Club)

14 - #21 Paulo G. Duarte (Club)

15 - #73 Miguel Martins (Club)

Resultados Corrida 3, Portimão 1 Super Racing Weekend

1 - #24 Pedro Pinto (Júnior)

2 - #20 Luís Maria Lisboa (Júnior)

3 - #18 Lourenço Monteiro (Júnior)

4 - #68 Manuel Alves (Júnior)

5 - #16 Orlando Batina (Júnior)

6 - #12 João Aguiar-Branco (Júnior)

7 - #52 Pedro Alves (Club)

8 - #31 Guilherme Dal Maso (Júnior)

9 - #45 Gonçalo Inácio (Club)

10 - #30 José Bastos (Júnior)

11 - #27 José Supico (Club)

12 - #25 Luís Pedro (Club)

13 - #73 Tiago Madeira (Club)

14 - #2 Pompeu Simões (Club)

15 - #21 Paulo G. Duarte (Club)

16 - #13 Manuel M. Teixeira (Club)

Resultados Corrida 4, Portimão 1 Super Racing Weekend

1 - #52 Pedro Alves (Club)

2 - #27 Henrique van Uden (Club)

3 - #45 Gonçalo Inácio (Club)

4 - #30 José Bastos (Júnior)

5 - #31 Guilherme Dal Maso (Júnior)

6 - #68 Manuel Alves (Júnior)

7 - #20 Luís Maria Lisboa (Júnior)

8 - #16 Orlando Batina (Júnior)

9 - #18 Lourenço Monteiro (Júnior)

10 - #24 Pedro Pinto (Júnior)

11 - #2 Pompeu Simões (Club)

12 - #21 Paulo G. Duarte (Club)

13 - #73 Tiago Madeira (Club)

14 - #13 Manuel M. Teixeira (Club)

NC

#12 João Aguiar-Branco (Júnior)

#25 Luís Pedro (Club)

153 views
 

©2020 CRM Motorsport, Lda.