top of page
  • Writer's pictureCRM Motorsport

Kia GT Cup encerra 2020 com uma Taça e 6 corridas no Estoril Racing Festival!

  • Derradeira prova da temporada decorre de 11 a 13 de Dezembro no Circuito do Estoril

  • Programa oficial do Estoril Racing Festival contempla as 4 corridas previstas no calendário de 2020 e acrescenta outras duas, pontuáveis para o Troféu Kia Ceed GT e extra-campeonato para os pilotos do Kia Picanto GT, que assim disputarão uma Taça com o mesmo nome

  • Lista de inscritos composta por 23 carros conta com várias novidades





Cascais, 5 de Dezembro de 2020 – Com o entusiamo no ‘redline’ e a certeza de que este será o programa competitivo mais extenso da história de sucesso do Kia GT Cup! É assim que pilotos, equipas e Organização encaram a última ronda da temporada 2020 do Troféu monomarca promovido pela Kia Portugal e a CRM Motorsport.





Após duas emocionantes jornadas em Portimão e Braga, a comitiva da competição mais picante do automobilismo nacional enfrenta a sua derradeira prova do ano com tudo ainda em aberto nas três categorias em disputa. Não só pela margem pontual mínima que Rafael Lobato (Pro), Pedro Alves (Club) e Pedro Pinto (Júnior) detêm sobre os seus adversários, mas sobretudo porque ainda permanecem por decorrer seis corridas!





Em jogo, 100 pontos (a que se somam os atribuídos à pole-position e à volta mais rápida, e ainda a pontuação ‘media’, exclusiva, neste caso, aos pilotos da categoria Júnior) que demonstram como tudo ainda pode acontecer na batalha pelos cobiçados títulos de campeão do Kia GT Cup.


“Desde o início deste projeto, temos tido a sorte de contar com grandes pilotos e estruturas técnicas que, graças à sua qualidade, têm levado ao limite a decisão do campeonato. Razões mais do que suficientes para o entusiasmo que temos sentido neste final de temporada”, desvenda João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal, “e que certamente se traduzirá num espetáculo desportivo ao mais alto nível no Estoril Racing Festival”, completa.





Apesar das limitações impostas pela pandemia, a Organização do Troféu tudo fez para garantir aos pilotos o caderno de encargos prometido no início do ano. Trabalhando lado-a-lado com o Motor Clube do Estoril e o Circuito do Estoril no desenvolvimento desta prova, foi possível apresentar aos grandes protagonistas do Kia GT Cup um programa desportivo composto por seis corridas e um total de 215 minutos de tempo de pista!


Sobre esta matéria, João Seabra esclarece que “as quatro primeiras corridas serão pontuáveis em simultâneo para as duas competições (Picanto e Ceed GT) que integram a nomenclatura GT Cup, ao passo que as restantes contarão para as contas do Troféu Kia Ceed GT”, passando os pilotos do Kia Picanto GT que nela desejem participar a pontuar, em exclusivo, para uma Taça alusiva à competição —“uma oportunidade para angariar novos pilotos e dividir os custos de ativação dos carros”, completa Tiago Raposo Magalhães.


“Dentro daquilo com que nos comprometemos e em função do tempo de pista disponível para esta prova, acreditamos que esta é a solução que melhor respeita o orçamento dos pilotos e equipas das duas competições”, conclui o CEO da CRM Motorsport.


ELENCO DE LUXO

À partida do Estoril Racing Festival estarão 23 carros e um leque de 30 pilotos. Líder da categoria Pro, Rafael Lobato parte à frente de Francisco Carvalho, Manuel Gião e Alex Areia para a finalíssima da competição.


Juntam-se a eles nesta prova César Machado, Pedro Falé (Movielight), Hugo Marcos (CarOnline.TV) e Pedro Gomes (RPM Power) — nomes que farão a sua estreia competitiva ao volante do Kia Ceed GT, embora sem objetivos pontuáveis, uma vez que irão testar a mais recente evolução do carro, cuja estreia oficial está marcada para a próxima temporada.





Já o Kia Ceed GT nº 7 da Kia Portugal será tripulado pelo jornalista Alfredo Lavrador, responsável pela área de motores do Observador, e por Nuno Madeira, diretor da SGS Car — concessionário oficial Kia em Almada.


Nas corridas 5 e 6, e já com os olhos postos em 2021, os Kia Ceed GT #7, #53 e #88 inscritos pela Kia Portugal e a CRM Motorsport serão conduzidos pelo atual líder da categoria Club, Pedro Alves, e os juniores Pedro Pinto (líder da sua classe), João Aguiar-Branco e Guilherme Dal Maso.





De regresso à lista de inscritos, Pedro Alves parte em vantagem no objetivo confesso da revalidação do título obtido no ano passado na categoria Club, mas a luta pelo pódio da competição encontra-se ao rubro entre Pompeu Simões, Tiago Madeira, Miguel Martins e Paulo Gonçalves Duarte. A fazer-lhes companhia estará Manuel Moura Teixeira, que pela primeira vez na carreira irá dividir o volante com o filho, Samuel Teixeira, e o regressado Francisco Coutinho, encantado por voltar a participar na competição.


Do mesmo modo, as duplas Vítor Fernandes/Paulo Gaspar e Luís Lourenço/Miguel Lourenço gostaram tanto do que sentiram em Braga, local onde realizaram a sua estreia na competição, que não resistiram a fazer novamente o gosto ao pé ao volante do Kia Picanto GT no Estoril Racing Festival.





Quem, com toda a certeza, não irá tirar o pé do acelerador até à última amostragem da bandeira de xadrez serão os pilotos da categoria Júnior, classe repleta de juventude e talento, e onde as posições que atualmente ocupam na tabela classificativa estão longe de estar asseguradas, apesar do comando de Pedro Pinto.


Seguem-no Luís Maria Lisboa, José Bastos e João Aguiar-Branco, mas também Lourenço Monteiro, Manuel Alves, Guilherme Dal Maso e David Matos Chaves.


A assistência a estes pilotos continuará a ser realizada por 8 equipas nacionais, nomeadamente a Bastos Sport, BCM Sports, Be Fast Motorsport, CRM Motorsport, Garagem João Gomes, Speedy Motorsport, Teaam Nuoorte e Veloso Motorsport, e três estruturas privadas — Duarte Advogados, Pedro Alves Racing e Red Reaper Motorsport.



Lista de Inscritos Estoril Racing Festival, 11-13 Dezembro 2020


1 3 Francisco Carvalho (PRO)

2 4 Rafael Lobato (PRO)

3 5 Manuel Gião (PRO)

4 7 Alfredo Lavrador (GUEST)/Nuno Madeira (GUEST)

5 11 Alex Areia (PRO)

6 53 César Machado (GUEST)/Hugo Marcos (GUEST)

7 88 Pedro Falé (GUEST)/Pedro Gomes (GUEST)

8 8 David Matos Chaves (JÚNIOR)

9 12 João Aguiar-Branco (JÚNIOR)

10 18 Lourenço Monteiro (JÚNIOR)

11 20 Luís Maria Lisboa (JÚNIOR)

12 24 Pedro Pinto (JÚNIOR)

13 30 José Bastos (JÚNIOR)

14 31 Guilherme Dal Maso (JÚNIOR)

15 68 Manuel Alves (JÚNIOR)

16 9 Vítor Fernandes/Paulo Gaspar (CLUB)

17 2 Pompeu Simões (CLUB)

18 10 Francisco Coutinho (CLUB)

19 13 Manuel M. Teixeira/Samuel Teixeira (CLUB)

20 21 Paulo G. Duarte (CLUB)

21 52 Pedro Alves (CLUB)

22 73 Tiago Madeira/Miguel Martins (CLUB)

23 77 Luís Lourenço/Miguel Lourenço (CLUB)


Programa Estoril Racing Festival, 11-13 Dezembro 2020

Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020

08H30-08H55: Treinos Privados

10H30-10H50: Treinos Livres 1

11H25-11H45: Treinos Livres 2

14H20-14H35: Qualificação 1

14H40-14H55: Qualificação 2


Sábado, 12 de Dezembro de 2020

09H30-09H50: Corrida 1

12H15-12H35: Corrida 2

15H15-15H35: Corrida 3


Domingo, 13 de Dezembro de 2020

09H30-09H50: Corrida 4

10H45-11H05: Qualificação Picanto Cup

12H05-12H25: Corrida 5

16H00-16H20: Corrida 6


Classificação à entrada para o Estoril Racing Festival


Pro

1º Rafael Lobato - 51 pts

2º Francisco Carvalho - 38 pts

3º José Carlos Pires - 37 pts


Club

1º Pedro Alves - 155 pts

2º Gonçalo Inácio - 124 pts

3º Pompeu Simões - 87 pts


Júnior

1º Pedro Pinto - 131 pts

2º Luís Maria Lisboa - 124 pts

3º José Bastos - 116 pts

198 views0 comments
bottom of page