top of page
  • Writer's pictureCRM Motorsport

Kia GT Cup arranca com ex-piloto de F1, grandes nomes do automobilismo nacional e 10 jovens talentos

  • Prova inaugural da competição que junta os Troféus Kia Picanto e Ceed GT decorre no próximo fim-de-semana de 18 e 19 de Julho, no Autódromo Internacional do Algarve

  • Primeira lista de inscritos de 2020 apresenta uma grelha fortíssima e números extremamente positivos: 24 carros e 26 pilotos, repartidos por seis Kia Ceed e dezoito Kia Picanto

  • Cartaz desportivo composto por 8 sessões e 140 minutos de tempo de pista inclui quatro corridas que darão corpo a um fim-de-semana emocionante nesta nova fase da competição promovida pela Kia Portugal e a CRM Motorsport



Cascais, 12 de Julho de 2020 – Após meses de enorme expectativa, é já no próximo fim-de-semana de 18 e 19 de Julho que o Kia GT Cup irá finalmente vestir-se a preceito para alinhar na primeira prova da sua renovada história!

Ainda mais emocionante e aglutinadora, a nova competição arranca com quatro corridas no Autódromo Internacional do Algarve e passará a abranger três categorias (Pro, Club e Júnior) e a unir umbilicalmente dois projetos desportivos. Numa configuração inédita na associação de longa-data que une a Kia Portugal e a CRM Motorsport, o popular Picanto GT ver-se-á pela primeira vez acompanhado pelo Ceed GT — modelo que representa o próximo passo na evolução do Troféu monomarca promovido pelas duas empresas.




“Podermos apresentar uma grelha mais diversificada e alinhada com a nossa política comercial foi sempre um dos grandes objetivos das atividades desportivas desenvolvidas pela Kia Portugal em parceria com a CRM Motorsport. O ano de 2020 traz para a ribalta o novo Ceed GT, modelo que vem completar a proposta de valor que já existia e se mantém com o Picanto GT. Trata-se de um carro mais exigente a nível técnico e desportivo, e cujas prestações deixarão, estou certo, muitos pilotos surpreendidos!”, salienta João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal.


João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal


MUITAS NOVIDADES

Mantendo os números muito positivos registados no final da época transata, o Troféu Kia Picanto GT inicia a temporada desportiva com 18 carros, 8 pilotos da nova Categoria Club e 10 pilotos da categoria Júnior, num total de 10 estreantes.

“São a demonstração do trabalho realizado nas duas últimas temporadas e o testemunho de que o Kia Picanto GT continua a ser uma excelente forma de iniciação no desporto motorizado, seja qual for a idade dos pilotos”, confirma Tiago Raposo Magalhães.

Já o Troféu Ceed GT pode orgulhar-se de arrancar com 6 carros e 4 estreantes “num contexto económico repleto de muitas reservas em função da pandemia e que, por esse motivo, facilmente poderia hipotecar este quadro”, salienta o CEO da CRM Motorsport.


Tiago Raposo Magalhães, CEO da CRM Motorsport

Além de uma mescla perfeita entre juventude e experiência, na qual se destacam grandes nomes do automobilismo cujo palmarés é irrefutável, a grelha do Kia GT Cup revela que as equipas que militam na competição encontram-se a crescer ao mesmo ritmo alucinante de entrada de novos pilotos.

Aos quatro carros que inscreveu na temporada transata, a Speedy Motorsport capitaneada por Pedro Salvador acrescenta agora dois Ceed para serem tripulados por Alex Areia e Rafael Lobato. A liderar a armada Picanto mantém-se João Aguiar-Branco (Picanto Júnior), acompanhado na categoria pelo sobrinho de Tiago Monteiro, Lourenço Monteiro (Picanto Júnior). Estreantes no Troféu encontram-se Pompeu Simões (Picanto Club) e Luís Pedro (Picanto Club). Ao todo, um leque de pilotos simultaneamente forte e promissor que tem tudo para lutar pelos três títulos em disputa.

A segunda equipa com mais viaturas, a CRM Motorsport inscreve em 2020 a promessa Manuel Leão (Picanto Júnior) e dá ainda assistência a Manuel Moura Teixeira (Picanto Club), ao rookie Pedro Falé (Picanto Club), que trocou o Seven por uma experiência ao volante picante; ao jovem Diogo Sousa (Ceed Pro) e à dupla Pedro Matos Chaves/Bernardo Gonzalez (Guest), que correrá junta no carro #7 da Kia Portugal.

Reforçados com o apoio de um novo patrocinador na figura da Century21 Arquitetos, o Team Norte de Luís Lisboa conseguiu reunir verbas que lhe permitiram inscrever dois pilotos de forma independente e que assim poderão usufruir de mais tempo de pista para atingirem os seus objetivos. Além do filho, Luís Maria Lisboa (Picanto Júnior), junta-se à equipa nortenha João Cabaça (Picanto Club), outro dos novos rostos do Troféu.

Já a Bastos Sport de Artur Bastos irá responsabilizar-se pelos carros de Orlando Batina (Picanto Júnior) e Manuel Gião (Ceed Pro), pilotos que continuarão a dividir a garagem ao longo de mais uma época desportiva e crónicos candidatos ao título nas categorias em que se encontram inseridos.


Também com dois carros, a Veloso Motorsport de Luís Veloso junta ao seu Kia Picanto GT, inscrito em 2020 para o jovem Manuel Alves (Picanto Júnior), um novo Kia Ceed GT para o titulado Francisco Carvalho (Ceed Pro), que pelo seu palmarés e experiência se assume como um dos grandes candidatos ao título na categoria em que se encontra inserido.




Com o propósito de fazer ainda melhor em 2020, a BCM Sports de José Maria Monteiro volta a inscrever um carro para José Bastos (Picanto Júnior), umas das revelações da época transata. Igualmente com apenas uma viatura encontramos a Be Fast Motorsport liderada por Filipe Barbosa e que assiste o estreante Pedro Pinto (Picanto Júnior), sobrinho de Gustavo Moura, nome bem conhecido do automobilismo nacional.

Neste leque de equipas dedicadas em exclusivo a um piloto encontra-se, também, a Garagem João Gomes de José Carvalhosa, que voltará a dar assistência ao jovem Guilherme Dal Maso, e ainda a SGS Car, que mantém o apoio a Tiago Madeira (Picanto Júnior) — piloto que, desta feita, irá dividir o seu carro com Miguel Martins (Picanto Club).

Estreante no Troféu na derradeira prova de 2019, Paulo Gonçalves Duarte (Picanto Club) enfrenta a sua primeira época completa no Kia GT Cup com o apoio de uma equipa própria e que assume o ‘naming’ da sua empresa, Duarte Advogados.

Depois de um primeiro contacto com o Picanto no Campeonato de Portugal de Ralis, Gonçalo Inácio desloca-se ao Sul do País para matar as saudades da Velocidade e acrescentar mais uma experiência à sua carreira vitoriosa, alugando o carro que pertence a Nuno Caetano — outro membro da família Kia GT Cup — para participar nesta primeira prova do ano no Autódromo Internacional do Algarve com o apoio da Martinho Sport liderada por Filipe Martins.

Repetindo a aposta da temporada passada, o atual campeão em título da antiga categoria Pro do Kia Picanto GT Cup, Pedro Alves (Picanto Club), irá defender o ceptro conquistado nesta ronda inaugural em Portimão. O piloto vila-realense continuará a conjugar a tarefa de piloto com a missão de preparar o seu carro antes, durante e após cada prova, num esforço notável aplaudido por todos os participantes e membros da Organização do Troféu.

SEMPRE EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

Depois de ter sido alvo de rasgados elogios por parte de alguns dos mais sonantes nomes do automobilismo nacional nos contactos realizados ao longo do seu desenvolvimento, é com a máxima confiança nas suas capacidades que o Ceed GT fará a sua estreia competitiva em 2020.

Ao feedback recolhido junta-se um pacote fortíssimo repleto de argumentos de fiabilidade e competitividade que lhe permitem responder às ambições dos pilotos mais experientes, bem como aos anseios dos jovens que pretendem continuar a crescer e a evoluir os seus dotes de condução após uma primeira passagem no Troféu Kia Picanto GT. A opção tomada por Manuel Gião, Francisco Carvalho, Rafael Lobato, Diogo Sousa e Alex Areia, campeão Júnior em 2019, em se juntarem ao Ceed GT ilustram-no perfeitamente, e sustentam o optimismo da Organização quanto ao futuro:

“A confiança existente em torno deste produto no que ao prazer de condução, running costs e fiabilidade dizem respeito leva-nos a acreditar que iremos juntar muitos mais nomes sonantes do automobilismo nacional a esta competição”, sublinha Tiago Raposo Magalhães.



Com aproximadamente 240 hp de potência às 6000 rpm, incríveis 370 Nm de binário máximo, um diferencial autoblocante e uma caixa sequencial de seis velocidades SADEV, “o novo Kia Ceed GT é um dos mais entusiasmantes carros de turismo alguma vez construídos em Portugal”, assegura o CEO da CRM Motorsport.

Embora “extremamente confiante” quanto às suas capacidades, Tiago Raposo Magalhães ressalva que o modelo “está ainda longe de ser um projeto acabado, tal como sucedeu com o Kia Picanto GT, em que fomos introduzindo diversos upgrades ao longo dos anos”.

Essa sede imparável da Kia Portugal e da CRM Motorport por continuar a evoluir o produto motivou a Organização a transformar o tradicionalmente entregue à diversão carro #7 numa mula de testes e a convidar o antigo bicampeão nacional de ralis e ex-piloto de Fórmula 1, Pedro Matos Chaves, a ceder a sua experiência e velocidade a um projeto que promete trazer novo ânimo à Velocidade Nacional.

“É com muito gosto que convidámos o Pedro Matos Chaves a juntar-se a este projeto e com ainda maior satisfação que verificámos o seu entusiasmo por fazer parte desta família. O mesmo é válido para o Bernardo Gonzalez, cujo passado automobilístico é também do conhecimento público, e que tornar-se-á em Portimão no primeiro jornalista a poder comparar as prestações do Kia Picanto e Ceed GT Cup”, completa João Seabra.

Recordando que o carro #7 não pontua nem afeta a classificação, Tiago Raposo Magalhães adianta que o Ceed partilhado por Pedro Matos Chaves e o jornalista Bernardo Gonzalez “terá um sistema de travões diferente dos demais concorrentes”, permitindo comprovar em pista a sua validade sob a batuta de um piloto de créditos firmados.

“Apesar dos mais de 850 km realizados em testes, queremos continuar a desenvolver o Kia Ceed GT e a certificarmo-nos de que entregamos aos pilotos e equipas um produto com a melhor relação possível entre fiabilidade e performance e que supera as melhores expectativas face ao seu preço de aquisição”, justifica.

Num esforço conjunto da Organização em reduzir os custos logísticos e viabilizar um caderno de encargos que em nada belisca a ação competitiva definida para 2020, o Kia GT Cup irá apresentar o mesmo número de corridas (10) definido à partida para esta temporada.

Integrando um calendário agora composto por três fins-de-semana de provas, o arranque da competição no Algarve terá 8 sessões e 140 minutos de tempo de pista, incluindo-se aqui inéditas quatro corridas.

Lista de Inscritos Portimão 1 Super Racing Series, 17-19 Julho 2019

1 - #3 Francisco Carvalho (Pro)

2 - #4 Rafael Lobato (Pro)

3 - #5 Manuel Gião (Pro)

4 - #7 Pedro Matos Chaves/Bernardo Gonzalez (Guest)

5 - #11 Alex Areia (Pro)

6 - #95 Diogo Sousa (Pro)

7 - #2 Pompeu Simões (Club)

8 - #8 João Cabaça (Club)

9 - #12 João Aguiar-Branco (Júnior)

10 - #13 Manuel M. Teixeira (Club)

11 - #16 Orlando Batina (Júnior)

12 - #18 Lourenço Monteiro (Júnior)

13 - #20 Luís Maria Lisboa (Júnior)

14 - #21 Paulo G. Duarte (Club)

15 - #22 Pedro Falé (Club)

16 - #24 Pedro Pinto (Júnior)

17 - #25 Luís Pedro (Club)

18 - #30 José Bastos (Júnior)

19 - #31 Guilherme Dal Maso (Júnior)

20 - #45 Gonçalo Inácio (Club)

21 - #52 Pedro Alves (Club)

22 - #68 Manuel Alves (Júnior)

23 - #73 Tiago Madeira (Júnior)/Miguel Martins (Club)

24 - #77 Manuel Leão (Júnior)

Programa Portimão 1 Super Racing Series:

Sábado, 18 de Julho de 2020

09H10-09h30: Private 1

10H00-10h20: Private 2 13H35-13h45: Qualificação 1

13H50-14H00: Qualificação 2

17H10-17H30: Corrida 1

20H10-20H30: Corrida 2

Domingo, 19 de Julho de 2020

14H00-14H20: Corrida 3

17H50-18H10: Corrida 4

1,076 views0 comments
bottom of page