• Kia GT Cup

Campeões do Kia Picanto GT Cup decidem-se em Portimão!

  • Passagem pelo Autódromo Internacional do Algarve irá definir os dois títulos em disputa nas categorias Júnior e Pro, encerrando com chave de ouro a segunda temporada do Troféu

  • Lista de inscritos conta com 22 carros e 28 pilotos, destacando-se a estreia de Paulo Gonçalves Duarte e os regressos de João Santos, Tiago Madeira e Duarte Botelho

  • Derradeira prova da temporada decorre entre 25 e 26 de Outubro num programa partilhado com o European Le Mans Series



(Fotografia: Nuno Organista)

Cascais, 18 de Outubro de 2019 – Um final de época repleto de emoções fortes para um dos mais entusiasmantes Troféus monomarca do desporto motorizado nacional. Eis o prenúncio do que pilotos, equipas, patrocinadores, familiares e amigos podem esperar da visita do Kia Picanto GT Cup ao Autódromo Internacional do Algarve entre 25 e 26 de Outubro, data em que se assinala o desfecho da sua segunda temporada. Mas também a tão aguardada decisão dos títulos em disputa nas categorias Júnior e Pro, com tudo em aberto quanto aos vencedores!


Num fim-de-semana de corridas integrado com a ronda portuguesa do European Le Mans Series, o Kia Picanto GT Cup desloca-se a Portimão com a certeza de que esta passagem irá acrescentar dois novos nomes à sua lista de campeões.


Entre o leque de pilotos com maior possibilidade de levarem o ceptro para casa encontram-se Pedro Alves, Manuel Gião e Hugo Marcos na categoria Pro e Alexandre Areia, Orlando Batina e José Bastos na categoria Júnior. No entanto — e como habitualmente no apaixonante mundo do automobilismo —, nada está garantido até à bandeirada de xadrez, até porque a lista de inscritos é numerosa e todos querem deixar a sua marca na etapa algarvia!



(Fotografia: Nuno Organista)


FAZER HISTÓRIA

Entusiasmado com este final de temporada, João Seabra acredita que estão reunidos “todos os ingredientes” para duas corridas que vão ficar para a história:


“Ao desafio imposto pelo Autódromo Internacional do Algarve junta-se a decisão dos títulos e uma lista de participantes de grande envergadura, composta por 22 carros e 28 pilotos que tudo farão para terminar o melhor possível esta segunda temporada do Troféu”, perspetiva o Diretor-Geral da Kia Portugal.



João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal (Fotografia: Nuno Organista)


Tiago Raposo Magalhães salienta a imprevisibilidade do resultado num plantel repleto de talento:


“Ao longo de 2019, temos comprovado que os Juniores têm capacidade para debater-se contra os Pro, o que poderá resultar em situações de corrida muito interessantes e trazer ainda mais incerteza quanto aos campeões das duas categorias. Creio que teremos em Portimão um final à altura do nome desta competição, mas também da destreza que os nossos pilotos já provaram ter em pista”, conclui o CEO da CRM Motorsport.


Tiago Raposo Magalhães, CEO da CRM Motorsport (Fotografia: Nuno Organista)


CATEGORIA JÚNIOR

Após a primeira experiência com o carro na prova anterior, em Jerez de La Frontera, os juniores João Miguel Ascensão e Bruno Maia Santos estão de regresso ao Kia Picanto GT Cup preparado pela Veloso Motorsport.



Bruno Maia Santos e João Miguel Ascensão (Fotografia: Nuno Organista)


A fazer-lhes companhia na categoria encontra-se o piloto SGS Car, Tiago Madeira; a tripla Team Norte/MCoutinho, composta por Francisco Coutinho, Luís Maria Lisboa e David Matos Chaves; e os pilotos da Speedy Motorsport, João Aguiar-Branco e Alexandre Areia.


A completar esta listagem estão o Opportunity Vasco Pereira; o jovem da BCM Sports, José Bastos; os pilotos da CRM Motorsport, Guilherme Dal Maso e Orlando Batina; e ainda o talento inscrito pela FPAK, Andriy Pits, com todos a perfazerem um grupo que, não raras vezes, provou ter rapidez para discutir à geral as posições cimeiras contra pilotos mais experientes.



Mais uma das grandes batalhas do Kia Picanto GT Cup (Fotografia: Nuno Organista)


CATEGORIA PRO

Preparados para fazer frente aos Juniores estão os pilotos da categoria Pro, nomeadamente João Santos, Sérgio Azevedo e Miguel Abrantes, que contam, respetivamente, com o apoio da Corvauto, Casa da Eira e Auto Ria. Mas também a dupla G-Tech, composta por José Supico e Henrique van Uden; o segundo “Opportunity”, Rúben Rocha; o regressado Duarte Botelho, que não aguentou mais de dez meses longe do Kia Picanto GT Cup, e os vila-realenses Simplício Taveira, Manuel Moura Teixeira e Francisco Marrão.


Juntam-se-lhes os já referidos Pedro Alves (igualmente natural de Vila Real) e os principais adversários deste — o piloto apoiado pela Tarkett, Hugo Marcos, e o representante da Univex, Manuel Gião.



Paddock Kia Picanto GT Cup (Fotografia: Nuno Organista)


Em destaque está também a estreia (mais uma em 2019, num total de 13 pilotos) de Paulo Gonçalves Duarte, que irá tripular o Kia Picanto GT Cup nº 21 no Autódromo Internacional do Algarve, e que tem em perspetiva competir, a tempo inteiro, na terceira temporada do Troféu, em 2020.


O grupo de participantes é completado pelos ‘convidados’ João Seabra e Alfredo Lavrador, com ambos a dividirem as honras de condução a bordo do Picanto nº 7 da Kia Portugal.


O programa desportivo desta 5.ª e derradeira ronda da temporada 2019 do Kia Picanto GT Cup inicia-se na Sexta-Feira, 25 de Outubro, onde terão lugar quatro sessões de treinos livres e cronometrados, bem como a Corrida 1. No Sábado, 26 de Outubro, realizar-se-á a segunda corrida com que os pilotos e equipas se despedirão do Troféu.



#77 Rúben Rocha e Vasco Pereira (Fotografia: Nuno Organista)


Lista de Inscritos Portimão, 25-26 Outubro 2019

1 - #5 Manuel Gião (PRO)

2 - #7 João Seabra (GUEST)/Alfredo Lavrador (GUEST)

3 - #10 Francisco Coutinho (JÚNIOR)

4 - #11 Alexandre Areia (JÚNIOR)

5 - #12 João Aguiar-Branco (JÚNIOR)

6 - #13 Francisco Marrão (PRO) / Manuel M. Teixeira (PRO)

7 - #15 João Santos (PRO)

8 - #16 Orlando Batina (JÚNIOR)

9 - #18 Hugo Marcos (PRO)

10 - #20 Luís M. Lisboa (JÚNIOR) / David M. Chaves (JÚNIOR)

11 - #21 Paulo G. Duarte (PRO)

12 - #27 José Supico (PRO)/Henrique van Uden (PRO)

13 - #30 José Bastos (JÚNIOR)

14 - #31 Guilherme Dal Maso (JÚNIOR)

15 - #33 João Miguel Ascensão (JÚNIOR)/Bruno Maia Santos (JÚNIOR)

16 - #37 TBA (JÚNIOR)

17 - #52 Pedro Alves (PRO)

18 - #67 Simplício Taveira (PRO)/Duarte Botelho (PRO)

19 - #73 Tiago Madeira (JÚNIOR)

20 - #77 Vasco Pereira (JÚNIOR)/Rúben Rocha (PRO)

21 - #95 Miguel Abrantes (PRO)

22 - #97 Sérgio Azevedo (PRO)


Programa Portimão:


Sexta-Feira, 25 de Outubro de 2019

07H45-08H00: Treinos Livres 1

08H05-08H20: Treinos Livres 2

10H00-10H10: Qualificação 1

10H15-18H45: Qualificação 2

18H25-18H45: Corrida 1


Sábado, 26 de Outubro de 2019

13H25-13H45: Corrida 2

 

©2020 CRM Motorsport, Lda.